A Escola


HISTÓRICO DA
ESCOLA HCB
A Escola HCB, mantida pelo Hospital de Caridade e Beneficência teve início em Março de 1970, tendo como objetivo principal preparar mão de obra para o Hospital, pois na época, não havia pessoal qualificado na área de enfermagem.
           Com o passar dos anos foi ampliando a sua área de atuação com outros cursos na área da saúde. Ao longo destes 43 anos A Escola HCB já formou 562 Auxiliares de Enfermagem, sendo este curso já extinto desde o ano de 1996, 2104 Técnicos de Enfermagem e 148 Técnicos em Radiologia Médica-Radiodiagnóstico, 20 Técnicos em Administração em Saúde, 32 Técnicos em Prótese Dentária e 115 Técnicos em Segurança do Trabalho, totalizando até a presente data 2981 técnicos formados com excelência na área da saúde.
          Os profissionais formados pela Escola HCB são muito requisitados em todo o país. Dos egressos, dos últimos cinco anos, encontramos profissionais nos hospitais e empresas do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Amazonas e São Paulo.
          A Escola HCB tem as suas atividades diárias de aulas teóricas na escola e práticas no Hospital de Caridade e Beneficência, na Secretaria de Saúde, nos Postos de Saúde da Família e nas Empresas de nossa Cidade e Região. Participam em vários eventos na comunidade, entre eles: campanhas de vacinação, jornadas rotárias, atendimentos de primeiros socorros, verificação de pressão arterial, atividades na praça e no Exército, teste de glicose e palestras sobre temas de saúde na comunidade.
         Desde o ano de 2007 a escola conta com o trabalho do Grupo de encenação Alerta, que aborda de uma maneira lúdica e educativa assuntos como drogas, gravidez na adolescência e outros assuntos contemporâneos, sob a coordenação dos Professores Dilma Machado e Nabor Alberto da Silva .
         Também desenvolve um trabalho com a Psicologia Escolar de apoio aos futuros profissionais durante o desenvolvimento de sua formação e principalmente, durante a realização das aulas práticas e estágios, sob a responsabilidade da Psicóloga Joseane Arena de Noronha.
         A Equipe diretiva da escola é formada pela diretora Pedagoga Professora Maiara de Oliveira Carvalho, pela   Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem Enfermeira Cláudia Neves Pires,  Coordenador do Curso Técnico de Radiologia Radio-Radiognóstico Professor Paulo Régio, Coordenador do Curso Tecnico em Segurança do Trabalho Eng. Christian Labres Fiqueiredo, Coordenadora do Setor de Psicologia Escolar Psicóloga Joseane Arena. O corpo docente da Escola de Educação Profissional de Saúde é formado por professores qualificados com formação em nível superior, pós-graduação , mestrado e doutorandos, sendo eles: Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Técnicos em Segurança do Trabalho,Farmacêuticos, Pedagogos ,Cirurgiões - Dentistas, Psicólogos, Biólogos, Advogados, Engenheiros e um quadro administrativo formado por 8 funcionários.

S-Maq Escola HCB
Saldanha Marinho  nº35 - Centro - (51) 3722 0760 ou 3722 0792 - Cachoeira do Sul - RS